PORQUÊ ESTUDAR ECONOMIA?
Todo o estudante de uma determinada disciplina
questiona-se sobre as razões queestarão na origem do estudo de dada matéria, a
sua inclusão no currículo do seu curso.
Espero sinceramente, que esta não tenha fugido à
curiosidade do amigo estudante do
primeiro ano, embora questões como estas, penso terem sido respondidas
noutras disciplinas do curso.
Queremos, por isso, aproveitar o ensejo para endereçar os
nossos cumprimentos de boas vindas a este curso.
Como estudantes, cada um terá o seu ponto de vista, suas
motivações, suas inclinações, ansiedades, desejos supremos e que quem sabe,
contas pendentes por resolver, meias palavras por perceber, assuntos por
arrumar, a vida por ganhar. Num país que se pretende plurarista como
Moçambique, a adopção de uma economia de mercado, importa que os alunos se
munam de instrumental teórico, na condição de
potenciais eleitores de programas político-económicos e
porquê não vendedores
desses mesmos programas, consigam ver e ajuizar qual o
melhor e para tal importa conhecê-los e no mínimo percebê-los; tudo isso tem
haver também com a economia.
A obtenção dos próprios rendimentos e sua utilização ou
rendimentos de
encarregados de educação ao longo da vida, assim como as
despesas como
consumidores, tem a ver com a economia.
Ainda mais, lê-se em Paul Samuelson "... Quem
nunca tenha estudado
sistematicamente a disciplina (economia) estará,
certamente, numa posição
desfavorecida. É como um analfabeto que tente ler um
poema" Pág.7 in
Economia,
12ª Edição.
O docente espera, francamente, que ao fim do ano encontre
na economia um campo de estudo de grande fascínio. E muito mais que isso, que
feitas as contas, cheguem a conclusão de ter valido a pena o esforço, a
dedicação e muita leitura dos materiais de
apoio e a bibliografia recomendada.
Por isso como diz Paul Samuelson e porquê não repeti-lo aqui e agora: BOM
APETITE!
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