TIPOS DE TURISMO E CONCEITO
CONCEITO DE TURISMO
Turismo é o conjunto de atividades que envolvem o
deslocamento de pessoas de um lugar para outro, seja ele doméstico ou
internacional.
Turismo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU)
e a Organização Mundial de Turismo (OMT), é a atividade do viajante que
visita uma localidade fora de seu entorno habitual, por período inferior a um
ano, e com propósito principal diferente do exercício de atividade remunerada
por entidades do local visitado.
Enquanto, viagem
turística: é a viagem que satisfaz estes critérios. E turista: é o indivíduo que a realiza viagem turística com pernoite,
sendo aquele que não pernoita chamado de excursionista.
Ainda segundo a OMT, as seguintes formas de viagem
podem ser distinguidas:
Turismo
receptivo: quando não
residentes são recebidos por um país de destino, do ponto de vista desse
destino. (Exemplo: Brasileiros visitando a Itália)
Turismo
emissivo: quando
residentes viajam a outro país, do ponto de vista do país de origem. (Exemplo:
Italianos visitando o Brasil)
Turismo
doméstico: quando
residentes de dado país viajam dentro dos limites do mesmo. (Exemplo:
Brasileiros visitando o Brasil)
O turismo está ligado a diversos segmentos, entre
eles, o turismo de consumo, onde são organizadas excursões com o objetivo
principal de fazer compras, o turismo religioso, realizado para encontros em
regiões com tradição religiosa, o turismo cultural, o turismo rural, o turismo
ecológico etc.
São consideradas turistas as pessoas que saem de seu
país ou região para uma viagem de visita a outro país, estado ou região por um
período não superior a doze meses sem que a intenção principal seja desenvolver
uma atividade remunerada.
O turismo tem grande importância na economia mundial,
pois a chegada de turistas aumenta o consumo, a produção de bens e serviços e
principalmente a necessidade de criação de novos empregos. O dia mundial do
turismo é comemorado no dia 27 de setembro.
TIPOS DE TURISMO
Turismo Religioso
O Turismo religioso, diferente de todos os outros
seguimentos de mercado do turismo, tem como motivação fundamental a fé.
Estando, portanto ligado profundamente ao calendário religioso da localidade
receptora do fluxo turístico. Esta tipologia de turismo está fundamentalmente
ligada à história da atividade, sendo a seguimento que mais contribuiu em
número em períodos que a atividade turística tornava-se inviável por conta da
insegurança.
Turismo de Massa
O Turismo de massa também chamado turismo de sol e
praia. É o mais convencional, passivo e sazonal tendo a sua criação vinculado à
consolidação do capitalismo o que propicia o surgimento do seu público alvo a
classe média. É normalmente menos exigente e desprovido de um maior conforto,
pois é um segmento turístico voltado para a classe intermediária da sociedade e
tem como característica principal o seu baixo custo.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) constata que o
turismo de massa ainda está na sua "infância", pois, diferentemente
do turismo “elitista”, conserva ainda uma importante demanda latente ou
(não-público), dependendo, portanto da conjuntura econômica e particularmente
do aumento do poder aquisitivo da população gerando uma “Classe média”.
Um sinal claro deste crescimento nestas novas
economias é dada pela China que, segundo a revista rost, é o país que mais
emprega nas atividades ligadas ao turismo com 62,3 milhões de pessoas
trabalhando e tendo segundo dados da OMT um crescimento da ordem de 8,5% no seu
fluxo de entrada de turistas no período de 1995 a 2004 o que o coloca entre os
primeiros destinos turísticos do mundo.
Turismo de Incentivo
No Segmento Turístico o turismo de incentivo é
utilizado por empresas do setor, conjuntamente ou de forma isolada.
Constitui-se no convite para que algumas especificas agências de viagem enviem
seus melhores agentes. Com a finalidade que este tenha um conhecimento real do
destino ou do produto especifico.
Como conseqüência, temos um agente de viagem com a capacidade
de vender um produto que realmente conhece.
Turismo cultural
O turismo cultural é caracterizado pelo deslocamento
de pessoas com o objetivo de vivenciar o conjunto de elementos significativos
do patrimônio histórico e cultural e a identidade de uma determinada população.
O turismo cultural envolve a contemplação de bens
materiais e imateriais que se tornaram atrações turísticas, entre eles, centros
históricos, museus, sítios arqueológicos, festas típicas, eventos gastronômicos
etc.
Turismo rural
O turismo rural é uma modalidade de turismo realizada
no meio rural, onde o turista tem contato com as atividades realizadas em
chácaras, sítios e fazendas, onde são realizadas atividades rotineiras do
campo, como o contato com os animais, atividades equestres, a pesca, a
alimentação típica etc.
Turismo ecológico
O turismo ecológico ou ecoturismo é um segmento em que
se pratica o turismo de lazer, o esportivo ou educacional em áreas naturais
onde se estimula a preservação da natureza.
Entre as atividades praticadas no turismo ecológico
estão as trilhas, os banhos de cachoeira, as escaladas em pontos turísticos, o
mergulho para observação da vida marinha etc.
ESPECIFIDADE DE CADA TIPO DE TURISMO
Turismo Religioso
Todo o conjunto de deslocações desenvolvidas por pessoas
que se movimentam por motivos religiosos ou para participar de eventos de
significado religioso. A motivação fundamental destes viajantes é a fé,
estando, assim, muito ligado aos calendários religiosos dos respectivos locais
receptores. Associadas a este conceito estão atividades como peregrinações,
romarias, visitas a locais histórico-religiosos, festas, concentrações,
encontros e espetáculos de carácter sagrado.
Podemos ainda dizer que este fenómeno tem vindo a
contribuir para a crescente conservação e valorização de diferentes práticas
religiosas, espirituais e tradicionais de muitos destinos, promovendo o
reconhecimento e distinção dos povos de acordo com as suas crenças espirituais
e religiosas.
Por estarmos a falar de um segmento que tem vindo a
apresentar um crescimento significativo e muito consistente, a atividade
turística religiosa poderá impactar muito positivamente o crescimento da
economia, cultura e da qualidade de vida das populações locais.
Esta ramificação do Turismo é um excelente exemplo
para a aplicação do conceito de sustentabilidade, uma vez que o conflito
consiste na preservação e desenvolvimento das culturas, manifestações e
tradições religiosas e espirituais, sem, no entanto, transformá-las em
atividades meramente comerciais e massificadas que as farão perder a sua
essência e características intrínsecas.
Turismo
de Massa
O Turismo de Massas de uma maneira geral
caracteriza-se pelo seu desenvolvimento rápido e descontrolado, com uma visão
de curto prazo e setorial. Os turistas geralmente viajam em grandes grupos,
consumindo programas organizados e apresentam uma postura acomodada e passiva.
O Turismo de Massas apresenta por norma uma forte sazonalidade e uma oferta
standartizada onde as estratégias de desenvolvimento não são planeadas, mas sim
orientadas por projetos (expansão das construções) e o financiamento é oriundo
de investidores/operadores externos.
Em suma, o Turismo de Massas apresentou como elementos
facilitadores vários progressos (económicos, tecnológicos e sociais) e
beneficiou das seguintes manifestações: democratização, globalização,
desconcentração e diversificação dos destinos, flexibilização dos processos,
competitividade acrescida e da singularidade (tradição e inovação).
Turismo
incentico
As viagens de incentivo são uma ferramenta usada para
motivar colaboradores e parceiros de negócios e, com isso, aumentar o sucesso
das empresas. São viagens que sua empresa pode oferecer aos colaboradores,
parceiros, fornecedores e até mesmo clientes como uma forma de premiar o
cumprimento das metas ou outro desempenho de destaque.
Esta tendência vem crescendo bastante no Brasil e no
mundo, com mais empresas descobrindo o turismo de incentivo como uma estratégia
capaz de gerar resultados e deixar um residual maior na memória.
A recompensa motivará os colaboradores, melhorando
diretamente os resultados de seu trabalho e, consequentemente, da empresa. Além
disso, impactará positivamente o clima da empresa a médio e longo prazo,
tornando o ambiente de trabalho melhor e mais produtivo.
Turismo
cultural
Turismo cultural é uma atividade econômica que está
relacionada a eventos e viagens organizadas e direcionadas para o conhecimento
e lazer com elementos culturais, tais como: monumentos, complexos
arquitetônicos ou símbolos de natureza histórica, além de eventos
artísticos/culturais/religiosos, educativos, informativos ou de natureza
acadêmica.
A atividade do turismo cultural pode ser subdividido
em:
·
Turismo
de congresso;
·
Turismo
científico;
·
Turismo
religioso.
Turismo
rural
As actividades turísticas no meio rural constituem-se
da oferta de serviços, equipamentos e produtos de:
·
Hospedagem;
·
Alimentação;
·
Recepção
à visitação em propriedades rurais;
·
Recreação,
entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural.
Ouras actividades complementares às acima listadas,
desde que praticadas no meio rural, que existam em função do turismo ou que se
constituam no motivo da visitação.
Nomeadamente, pode apresentar como atração as
plantações e culturas em áreas onde as mesmas, porventura, sirvam de referência
internacional no chamado agronegócio.
Turismo
ecológico
O ecoturismo ou turismo de natureza, segundo a
EMBRATUR, é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma
sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca
a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do
ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.[1]
O ecoturismo é um segmento turístico que
proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce
7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano.
LOCALIZAÇÃO DE CADA TIPO DE TURISMO
Turismo
Religioso
Os
lugares mais santos do mundo:
Terra
Santa (Belém, Nazaré,
Caná, Cafarnaum, Monte Carmelo, Monte Tabor, Rio Jordão, Jerusalém, etc.)
Santuários
marianos (Santuário de
Fátima, Santuário de Lourdes, Santuário da Mãe Soberana, Basílica de Nossa
Senhora de Guadalupe, Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, Santuário de
Aparecida, Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Santuário de
Nossa Senhora da Lapa, etc.)
Santuários
diversos (Santuário de
Cristo-Rei, Santuário da Beata Alexandrina de Balazar, Santuário do Sagrado
Coração de Jesus, Santiago de Compostela, Paray-le-Monial, San Giovanni
Rotondo, etc.)
Santa
Sé (Cidade do
Vaticano, Basílica de São Pedro, Basílica de Santa Maria Maior, Basílica de São
João de Latrão, Basílica de São Paulo Fora de Muros)
Lugares
islâmicos (Meca, Medina,
etc.)
Lugares
Daimistas (Céu do Mar,
Céu do Mapiá, etc.)
Turismo
de Massa
Os países em desenvolvimento têm mostrado o quão
grande é o potencial deste seguimento de mercado do turismo, pois com o
surgimento da classe média nestes países surge o turismo. Para esses novos
consumidores possuidores deste novo status quo e tempo livre tornasse viável
fazer turismo, principalmente o de massa.
Um sinal claro deste crescimento nestas novas
economias é dada pela China que, segundo a revista rost, é o país que mais emprega
nas atividades ligadas ao turismo com 62,3 milhões de pessoas trabalhando e
tendo segundo dados da OMT um crescimento da ordem de 8,5% no seu fluxo de
entrada de turistas no período de 1995 a 2004 o que o coloca entre os primeiros
destinos turísticos do mundo.
Para os estudos sobre turismo, o turismo de massa
surgiu como o fim da segunda guerra mundial. Diante da crise econômica que o
mundo se encontrava, o turismo foi visto com a "tabua de salvação"
para o problema que assolava o mundo. Como não era planejada, a atividade
causou diversos impactos nos ambientes receptores, isso influenciou a se
repensar sobre turismo, o que deu origem as primeiras faculdades a respeito.
Turismo
incentico
O Turismo de Incentivo no Brasil é uma ferramenta
empresarial utilizada por instituições particulares ou organizações públicas,
com o objetivo de motivar ou premiar funcionários ou equipes quando metas de
produção ou qualidade são atingidas por eles.
Turismo
cultural
“Terra
dos sorrisos”, diz o
Turismo de Moçambique com razão. Num país com a vida selvagem do incrível
Parque Nacional de Gorongosa, a ilha de Moçambique, o paradisíaco arquipélago
das Quirimbas, a praia do Tofo, a cosmopolita capital Maputo, o charme de
Inhambane, o arquipélago de Bazaruto, o Lago e Reserva de Niassa, a cidade
costeira de Pemba e até mesmo a barragem de Cahora Bassa, não faltam motivos
para se encetarem viagens a Moçambique, numa África muito alegre, e muito
portuguesa.
Turismo
rural
A Vila de Cercal do Alentejo onde se situa a nossa
casa, encontra-se no coração do Litoral Alentejano a cerca de 15 Km da
belissima Vila Nova de Mil Fontes com as suas excelentes praias e um pouco mais
a Norte a Ilha do Pessegueiro e também Porto Côvo. Também a poucos Kilómetros
de Santiago do Cacém poderá observar muitos motivos de interesse como a Zona
Histórica com as suas casas palacianas, o Pelourinho e o Castelo Medieval de
fundações Árabes, com a belissima Igreja Matriz. Pode ainda recuar mais no
tempo e visitar as Ruinas Romanas de Miróbriga, Património Nacional.
Também e junto à Costa de Santo André, a Lagoa com o
mesmo nome constitui o maior sistema lagunar do Litoral Alentejano, podendo ai
além da praia, observar grande diversidade de aves, pois é ponto de passagem
das suas migrações. Bem perto, também a Barragem de Campilhas constitui um
ponto de referência para um dia muito agrdável em contacto com a natureza.
Motivos não faltam para umas férias fantásticas
Turismo
ecológico
Paraná do Mamori a Sudeste de Manaus no município do
Careiro-Amazonas - Brasil, próximo dos Lagos do Tracaja, Juma e Maçarico.
O AMAZON AROWANA está localizado à 65 km a sudeste de
Manaus, na região que abrange o Mamori Juma e Tracaja, uma das mais belas e
preservadas regiões da Amazônia e que se destaca pelo turismo de natureza e
pesca esportiva. Esta região oferece uma diversidade de peixes para esta
prática, bem como uma infinidade de opções para a pratica do turismo ecológico.
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