Postagens
recent

TIPOS DE TURISMO E CONCEITO

CONCEITO DE TURISMO

Turismo é o conjunto de atividades que envolvem o deslocamento de pessoas de um lugar para outro, seja ele doméstico ou internacional.
Turismo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Turismo (OMT), é  a atividade do viajante que visita uma localidade fora de seu entorno habitual, por período inferior a um ano, e com propósito principal diferente do exercício de atividade remunerada por entidades do local visitado.
Enquanto, viagem turística: é a viagem que satisfaz estes critérios. E turista: é o indivíduo que a realiza viagem turística com pernoite, sendo aquele que não pernoita chamado de excursionista.
Ainda segundo a OMT, as seguintes formas de viagem podem ser distinguidas:
Turismo receptivo: quando não residentes são recebidos por um país de destino, do ponto de vista desse destino. (Exemplo: Brasileiros visitando a Itália)
Turismo emissivo: quando residentes viajam a outro país, do ponto de vista do país de origem. (Exemplo: Italianos visitando o Brasil)
Turismo doméstico: quando residentes de dado país viajam dentro dos limites do mesmo. (Exemplo: Brasileiros visitando o Brasil)
O turismo está ligado a diversos segmentos, entre eles, o turismo de consumo, onde são organizadas excursões com o objetivo principal de fazer compras, o turismo religioso, realizado para encontros em regiões com tradição religiosa, o turismo cultural, o turismo rural, o turismo ecológico etc.
São consideradas turistas as pessoas que saem de seu país ou região para uma viagem de visita a outro país, estado ou região por um período não superior a doze meses sem que a intenção principal seja desenvolver uma atividade remunerada.
O turismo tem grande importância na economia mundial, pois a chegada de turistas aumenta o consumo, a produção de bens e serviços e principalmente a necessidade de criação de novos empregos. O dia mundial do turismo é comemorado no dia 27 de setembro.

TIPOS DE TURISMO

Turismo Religioso

O Turismo religioso, diferente de todos os outros seguimentos de mercado do turismo, tem como motivação fundamental a fé. Estando, portanto ligado profundamente ao calendário religioso da localidade receptora do fluxo turístico. Esta tipologia de turismo está fundamentalmente ligada à história da atividade, sendo a seguimento que mais contribuiu em número em períodos que a atividade turística tornava-se inviável por conta da insegurança.

Turismo de Massa

O Turismo de massa também chamado turismo de sol e praia. É o mais convencional, passivo e sazonal tendo a sua criação vinculado à consolidação do capitalismo o que propicia o surgimento do seu público alvo a classe média. É normalmente menos exigente e desprovido de um maior conforto, pois é um segmento turístico voltado para a classe intermediária da sociedade e tem como característica principal o seu baixo custo.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) constata que o turismo de massa ainda está na sua "infância", pois, diferentemente do turismo “elitista”, conserva ainda uma importante demanda latente ou (não-público), dependendo, portanto da conjuntura econômica e particularmente do aumento do poder aquisitivo da população gerando uma   “Classe média”.
Um sinal claro deste crescimento nestas novas economias é dada pela China que, segundo a revista rost, é o país que mais emprega nas atividades ligadas ao turismo com 62,3 milhões de pessoas trabalhando e tendo segundo dados da OMT um crescimento da ordem de 8,5% no seu fluxo de entrada de turistas no período de 1995 a 2004 o que o coloca entre os primeiros destinos turísticos do mundo.

 



Turismo de Incentivo

No Segmento Turístico o turismo de incentivo é utilizado por empresas do setor, conjuntamente ou de forma isolada. Constitui-se no convite para que algumas especificas agências de viagem enviem seus melhores agentes. Com a finalidade que este tenha um conhecimento real do destino ou do produto especifico.
Como conseqüência, temos um agente de viagem com a capacidade de vender um produto que realmente conhece.

Turismo cultural

O turismo cultural é caracterizado pelo deslocamento de pessoas com o objetivo de vivenciar o conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e a identidade de uma determinada população.
O turismo cultural envolve a contemplação de bens materiais e imateriais que se tornaram atrações turísticas, entre eles, centros históricos, museus, sítios arqueológicos, festas típicas, eventos gastronômicos etc.

Turismo rural

O turismo rural é uma modalidade de turismo realizada no meio rural, onde o turista tem contato com as atividades realizadas em chácaras, sítios e fazendas, onde são realizadas atividades rotineiras do campo, como o contato com os animais, atividades equestres, a pesca, a alimentação típica etc.

Turismo ecológico

O turismo ecológico ou ecoturismo é um segmento em que se pratica o turismo de lazer, o esportivo ou educacional em áreas naturais onde se estimula a preservação da natureza.
Entre as atividades praticadas no turismo ecológico estão as trilhas, os banhos de cachoeira, as escaladas em pontos turísticos, o mergulho para observação da vida marinha etc.

ESPECIFIDADE DE CADA TIPO DE TURISMO

Turismo Religioso
Todo o conjunto de deslocações desenvolvidas por pessoas que se movimentam por motivos religiosos ou para participar de eventos de significado religioso. A motivação fundamental destes viajantes é a fé, estando, assim, muito ligado aos calendários religiosos dos respectivos locais receptores. Associadas a este conceito estão atividades como peregrinações, romarias, visitas a locais histórico-religiosos, festas, concentrações, encontros e espetáculos de carácter sagrado.
Podemos ainda dizer que este fenómeno tem vindo a contribuir para a crescente conservação e valorização de diferentes práticas religiosas, espirituais e tradicionais de muitos destinos, promovendo o reconhecimento e distinção dos povos de acordo com as suas crenças espirituais e religiosas.
Por estarmos a falar de um segmento que tem vindo a apresentar um crescimento significativo e muito consistente, a atividade turística religiosa poderá impactar muito positivamente o crescimento da economia, cultura e da qualidade de vida das populações locais.
Esta ramificação do Turismo é um excelente exemplo para a aplicação do conceito de sustentabilidade, uma vez que o conflito consiste na preservação e desenvolvimento das culturas, manifestações e tradições religiosas e espirituais, sem, no entanto, transformá-las em atividades meramente comerciais e massificadas que as farão perder a sua essência e características intrínsecas.
Turismo de Massa
O Turismo de Massas de uma maneira geral caracteriza-se pelo seu desenvolvimento rápido e descontrolado, com uma visão de curto prazo e setorial. Os turistas geralmente viajam em grandes grupos, consumindo programas organizados e apresentam uma postura acomodada e passiva. O Turismo de Massas apresenta por norma uma forte sazonalidade e uma oferta standartizada onde as estratégias de desenvolvimento não são planeadas, mas sim orientadas por projetos (expansão das construções) e o financiamento é oriundo de investidores/operadores externos.
Em suma, o Turismo de Massas apresentou como elementos facilitadores vários progressos (económicos, tecnológicos e sociais) e beneficiou das seguintes manifestações: democratização, globalização, desconcentração e diversificação dos destinos, flexibilização dos processos, competitividade acrescida e da singularidade (tradição e inovação).
Turismo incentico
As viagens de incentivo são uma ferramenta usada para motivar colaboradores e parceiros de negócios e, com isso, aumentar o sucesso das empresas. São viagens que sua empresa pode oferecer aos colaboradores, parceiros, fornecedores e até mesmo clientes como uma forma de premiar o cumprimento das metas ou outro desempenho de destaque.
Esta tendência vem crescendo bastante no Brasil e no mundo, com mais empresas descobrindo o turismo de incentivo como uma estratégia capaz de gerar resultados e deixar um residual maior na memória.
A recompensa motivará os colaboradores, melhorando diretamente os resultados de seu trabalho e, consequentemente, da empresa. Além disso, impactará positivamente o clima da empresa a médio e longo prazo, tornando o ambiente de trabalho melhor e mais produtivo.
Turismo cultural
Turismo cultural é uma atividade econômica que está relacionada a eventos e viagens organizadas e direcionadas para o conhecimento e lazer com elementos culturais, tais como: monumentos, complexos arquitetônicos ou símbolos de natureza histórica, além de eventos artísticos/culturais/religiosos, educativos, informativos ou de natureza acadêmica.
A atividade do turismo cultural pode ser subdividido em:
·         Turismo de congresso;
·         Turismo científico;
·         Turismo religioso.
Turismo rural
As actividades turísticas no meio rural constituem-se da oferta de serviços, equipamentos e produtos de:
·         Hospedagem;
·         Alimentação;
·         Recepção à visitação em propriedades rurais;
·         Recreação, entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural.
Ouras actividades complementares às acima listadas, desde que praticadas no meio rural, que existam em função do turismo ou que se constituam no motivo da visitação.
Nomeadamente, pode apresentar como atração as plantações e culturas em áreas onde as mesmas, porventura, sirvam de referência internacional no chamado agronegócio.
Turismo ecológico
O ecoturismo ou turismo de natureza, segundo a EMBRATUR, é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.[1]
O ecoturismo é um segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano.

LOCALIZAÇÃO DE CADA TIPO DE TURISMO

Turismo Religioso
Os lugares mais santos do mundo:
Terra Santa (Belém, Nazaré, Caná, Cafarnaum, Monte Carmelo, Monte Tabor, Rio Jordão, Jerusalém, etc.)
Santuários marianos (Santuário de Fátima, Santuário de Lourdes, Santuário da Mãe Soberana, Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, Santuário de Aparecida, Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Santuário de Nossa Senhora da Lapa, etc.)
Santuários diversos (Santuário de Cristo-Rei, Santuário da Beata Alexandrina de Balazar, Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Santiago de Compostela, Paray-le-Monial, San Giovanni Rotondo, etc.)
Santa Sé (Cidade do Vaticano, Basílica de São Pedro, Basílica de Santa Maria Maior, Basílica de São João de Latrão, Basílica de São Paulo Fora de Muros)
Lugares islâmicos (Meca, Medina, etc.)
Lugares Daimistas (Céu do Mar, Céu do Mapiá, etc.)
Turismo de Massa
Os países em desenvolvimento têm mostrado o quão grande é o potencial deste seguimento de mercado do turismo, pois com o surgimento da classe média nestes países surge o turismo. Para esses novos consumidores possuidores deste novo status quo e tempo livre tornasse viável fazer turismo, principalmente o de massa.
Um sinal claro deste crescimento nestas novas economias é dada pela China que, segundo a revista rost, é o país que mais emprega nas atividades ligadas ao turismo com 62,3 milhões de pessoas trabalhando e tendo segundo dados da OMT um crescimento da ordem de 8,5% no seu fluxo de entrada de turistas no período de 1995 a 2004 o que o coloca entre os primeiros destinos turísticos do mundo.
Para os estudos sobre turismo, o turismo de massa surgiu como o fim da segunda guerra mundial. Diante da crise econômica que o mundo se encontrava, o turismo foi visto com a "tabua de salvação" para o problema que assolava o mundo. Como não era planejada, a atividade causou diversos impactos nos ambientes receptores, isso influenciou a se repensar sobre turismo, o que deu origem as primeiras faculdades a respeito.


Turismo incentico
O Turismo de Incentivo no Brasil é uma ferramenta empresarial utilizada por instituições particulares ou organizações públicas, com o objetivo de motivar ou premiar funcionários ou equipes quando metas de produção ou qualidade são atingidas por eles.
Turismo cultural
“Terra dos sorrisos”, diz o Turismo de Moçambique com razão. Num país com a vida selvagem do incrível Parque Nacional de Gorongosa, a ilha de Moçambique, o paradisíaco arquipélago das Quirimbas, a praia do Tofo, a cosmopolita capital Maputo, o charme de Inhambane, o arquipélago de Bazaruto, o Lago e Reserva de Niassa, a cidade costeira de Pemba e até mesmo a barragem de Cahora Bassa, não faltam motivos para se encetarem viagens a Moçambique, numa África muito alegre, e muito portuguesa.
Turismo rural
A Vila de Cercal do Alentejo onde se situa a nossa casa, encontra-se no coração do Litoral Alentejano a cerca de 15 Km da belissima Vila Nova de Mil Fontes com as suas excelentes praias e um pouco mais a Norte a Ilha do Pessegueiro e também Porto Côvo. Também a poucos Kilómetros de Santiago do Cacém poderá observar muitos motivos de interesse como a Zona Histórica com as suas casas palacianas, o Pelourinho e o Castelo Medieval de fundações Árabes, com a belissima Igreja Matriz. Pode ainda recuar mais no tempo e visitar as Ruinas Romanas de Miróbriga, Património Nacional.
Também e junto à Costa de Santo André, a Lagoa com o mesmo nome constitui o maior sistema lagunar do Litoral Alentejano, podendo ai além da praia, observar grande diversidade de aves, pois é ponto de passagem das suas migrações. Bem perto, também a Barragem de Campilhas constitui um ponto de referência para um dia muito agrdável em contacto com a natureza. Motivos não faltam para umas férias fantásticas



Turismo ecológico
Paraná do Mamori a Sudeste de Manaus no município do Careiro-Amazonas - Brasil, próximo dos Lagos do Tracaja, Juma e Maçarico.
O AMAZON AROWANA está localizado à 65 km a sudeste de Manaus, na região que abrange o Mamori Juma e Tracaja, uma das mais belas e preservadas regiões da Amazônia e que se destaca pelo turismo de natureza e pesca esportiva. Esta região oferece uma diversidade de peixes para esta prática, bem como uma infinidade de opções para a pratica do turismo ecológico.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.