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Vida e obras de Nicolau Maquiavel


Historia de Maquiavel e suas obras
Nicolau Maquiavel foi descendente da alta da alta burguesia de Florença na Itália entre (1469-1527) no tempo dos Médice.
Maquiavel desempenhava diversos cargos polícos e diplomáticos, o que o tornava numa figura incontornável da filosofia politica é o legado de suas obras  destes destacavam-se duas:
ü  O príncipe (1513)
ü  Discurso sobre a primeira década de Titus livius (1519)
            Maquiavel observava com apreensão  a falta de estabilidade da vida politica da Itália que             
             naquela altura estava dividida em cinco potencias politicas autónomas a destacar:
Ø  O ducado  de Milao;
Ø  A republica de Veneza;
Ø  A republica de Florença;
Ø  O reino de Nápoles;
Ø  Os chamados estados pontificos.
As cinco potencias eram incapazes de se unirem para formar um estado único e moderno, como exemplo do que acontecia com as outras potencias vizinhas como a Espanha, franca e outros seus vizinhos.
A Itália também estava dividida em principados e condados onde cada um tinha a sua própria milícia.
Maquiavel foi o primeiro a investigar os assuntos políticos dissociando-os da especulacao, da ética e da religião. Introduz um estudo autónomo da politica ao afirmar que politica pela politica. Ele estuda a politica não como ela deve ser, mas como ela e realmente. Por esta razão, a sua investigacao foi conhecida como realismo politico.


O que é o príncipe para Maquiavel
Na obra O príncipe (1513), sua obra Maquiavel. Não propõe a descrever um estado ideal  nem apresentar ao governante, como como um pio administrador da republica, mas sim a descrever o       resultado da esperiencia das coisas modernas e da continuacao aprendida nas coisas antigas. Ele parte de uma visão pessimista da natureza humana (herdada do cristianismo e da sua observação pessoal) e propõe um estado fundado a forca, o governante deve impoir-se mais    pela forca e não pelo amor. Maquiavel diz ainda que o príncipe não se deve esquecer da sua reputacao, isto e, deve procurar aparentar que age com a melhor das intecoes, assim o    príncipe devera ser «uma espécie de lobo vestido de cordeiro».
Jean Touchard, um historiador contemporaneo da filosofia ve nesta tendência a explicacao do poder fundado a forca, manifesto em O príncipe que e reflexo de uma Itália melhontra contra os invasores que viria com de  « um chefe excepsional » Touu-chard (1991 p, 22) Maquiavel diz ainda que as coisas colocadas em primeiro lugar são alem da cobiça, do desejo do prazer, a veleza, a cumplicidade e a insolência.

Alem de adimirador de um estado nacional, Maquiavel era também apaixonado pela republica romana por isso, postulou nos seus discurso uma ideia estranhamente diversa do seu perfil emblemático.
Ele retoma a analize das 3 formas de governo e da sua sucessão e afirma a superioeidade do tipo misto, a mais sólida e a mais estável. Este tipo misto caracteriza-se pelo facto de o príncipe, os grandes e o povo, governarem o estado em conjumto, auto-regulamdo-se.
Afirma neste abito a importância do pacto constituicional (touchard, j. 1991, p, 22).
O pensamento politico  de Maquiavel resume-se em 3 areas fundamentais, nomeadamente:
v  A origem do realismo politico- onde desenvolve a sua concepsao pessimista do homem.
v  A virtude do prioncipe- onde espoe o seu príncipe  segumdo o qual, os fins justificam os meios e numa vice-versa, e oretorno aos príncipes como regeneracao da vida politica, rompendo assim com os príncipes cristãos. Na sua concepsao, se o líder quer permanencer no poder, deve impor-se pela forca e for imoral se necessário.
O livro o príncipe,  popularizou-se e foi alvo de inúmeras imterpretacoes.
Acredita-se que Maquiavel era ampologista do absolutismo e do mais completo imoraslismo.
Na óptica de Rousseau (um dos expoentes máximos do iluminismo francês) e autor de uma vasta literatura sobre variados assuntos,  trata-se de uma sátira e a intencao de Maquiavel era de desmascarar as praticas despóticas e ernsinar ao povo a ser defender dos tiranos.


Quem deve governar a republica
A teoria das formas de governo de Maquiavel:
«todos os estados que existem e já existiram, são e sempre foram republicas de monarquia»
Monarquia- caracteriza-se como um principado (reino), e divide a republica em aristocracia e democracia.
Os estados de aristocracia não tem muita liberdade para com os steus povos, os seus reis ou governantes são tiranos e decidem tudo pelo seu povo sem direito a contestacao. Enquanto que na democracia, encpontramos estados com librerdade de expressão, o povo tem direito de escolher os seus governantes. Caso do nosso pais Mocambique.


Fim da republica
Maquiavel, a republica e o desejo de liberdade:
A prnicipal  hipotise deste trabalho e de que a funcao que Maquiavel atribui ao povo, o gurdiao da liberdade, exige para seu cumprimento a participacao activa dos cidadãos nos afazeres cívicos, isto e, a sua inscrissao no espaço como agente politico. Alguns hermementos de Maquiavel postulam a necessidade de se dersfazer o mito de maquiavelismo o príncipe na linguagem comum chama-se pejorativamente maquiavelista maquiavélica uma pessoa sem escrúpulos , traiçoeira, astuciosa,  a qual para alcançar os seus fins , usa todos os meios possíveis ao seua alcance incluindo a má fé.
            
*       A filosofia politica de Maquiavel  tem em vista a unificacao  da Itália fragmentada.
*      Nesta, os fins justificam os meios  (pode usar-se qualquer meio para se atingir o fim desejado.
*      Maquiavel recomenda que o príncipe  se imponha mais pela forca do que pelo amor (ditadura).


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