Vida e obras de Nicolau Maquiavel
Historia de Maquiavel e suas
obras
Nicolau Maquiavel foi descendente da alta da alta
burguesia de Florença na Itália entre (1469-1527) no tempo dos Médice.
Maquiavel desempenhava diversos cargos polícos e
diplomáticos, o que o tornava numa figura incontornável da filosofia politica é
o legado de suas obras destes
destacavam-se duas:
ü O príncipe (1513)
ü Discurso sobre a primeira
década de Titus livius (1519)
Maquiavel observava com
apreensão a falta de estabilidade da
vida politica da Itália que
naquela altura estava
dividida em cinco potencias politicas autónomas a destacar:
Ø O ducado de Milao;
Ø A republica de Veneza;
Ø A republica de Florença;
Ø O reino de Nápoles;
Ø Os chamados estados
pontificos.
As cinco potencias eram incapazes de se unirem
para formar um estado único e moderno, como exemplo do que acontecia com as
outras potencias vizinhas como a Espanha, franca e outros seus vizinhos.
A Itália também estava dividida em principados e
condados onde cada um tinha a sua própria milícia.
Maquiavel foi o primeiro a investigar os assuntos
políticos dissociando-os da especulacao, da ética e da religião. Introduz um
estudo autónomo da politica ao afirmar que politica pela politica. Ele estuda a
politica não como ela deve ser, mas como ela e realmente. Por esta
razão, a sua investigacao foi conhecida como realismo politico.
O que é o príncipe para Maquiavel
Na obra O príncipe (1513), sua obra Maquiavel. Não propõe a
descrever um estado ideal nem apresentar ao governante, como como um pio
administrador da republica, mas sim a descrever o resultado da esperiencia das coisas
modernas e da continuacao aprendida nas coisas antigas. Ele parte de uma visão pessimista da natureza
humana (herdada do cristianismo e da sua observação pessoal) e propõe um estado
fundado a forca, o governante deve impoir-se mais pela forca e não pelo amor. Maquiavel diz
ainda que o príncipe não se deve esquecer da sua reputacao, isto e, deve
procurar aparentar que age com a melhor das intecoes, assim o príncipe devera ser «uma espécie de lobo
vestido de cordeiro».
Jean Touchard, um historiador contemporaneo da filosofia ve nesta tendência
a explicacao do poder fundado a forca, manifesto em O príncipe que e reflexo de
uma Itália melhontra contra os invasores que viria com de « um chefe excepsional » Touu-chard (1991 p,
22) Maquiavel diz ainda que as coisas colocadas em primeiro lugar são alem da
cobiça, do desejo do prazer, a veleza, a cumplicidade e a insolência.
Alem de adimirador de um estado nacional, Maquiavel era também apaixonado
pela republica romana por isso, postulou nos seus discurso uma ideia
estranhamente diversa do seu perfil emblemático.
Ele retoma a analize das 3 formas de governo e da sua sucessão e afirma a
superioeidade do tipo misto, a mais sólida e a mais estável. Este tipo misto
caracteriza-se pelo facto de o príncipe, os grandes e o povo, governarem o
estado em conjumto, auto-regulamdo-se.
Afirma neste abito a importância do pacto constituicional (touchard, j.
1991, p, 22).
O pensamento politico de Maquiavel
resume-se em 3 areas fundamentais, nomeadamente:
v A origem do realismo
politico- onde desenvolve a sua concepsao pessimista do homem.
v
A virtude do prioncipe- onde espoe o seu príncipe segumdo o qual, os fins justificam os
meios e numa vice-versa, e oretorno aos príncipes como regeneracao da vida
politica, rompendo assim com os príncipes cristãos. Na sua concepsao, se o
líder quer permanencer no poder, deve impor-se pela forca e for imoral se
necessário.
O livro o príncipe, popularizou-se
e foi alvo de inúmeras imterpretacoes.
Acredita-se que Maquiavel era ampologista do absolutismo e do mais completo
imoraslismo.
Na óptica de Rousseau (um dos expoentes máximos do iluminismo francês) e
autor de uma vasta literatura sobre variados assuntos, trata-se de uma sátira e a intencao de
Maquiavel era de desmascarar as praticas despóticas e ernsinar ao povo a ser
defender dos tiranos.
Quem deve governar a republica
A teoria das formas de governo de Maquiavel:
«todos os estados que existem e já existiram, são e sempre foram republicas
de monarquia»
Monarquia- caracteriza-se como um principado (reino), e divide a republica em
aristocracia e democracia.
Os estados de aristocracia não tem muita liberdade para com os steus povos,
os seus reis ou governantes são tiranos e decidem tudo pelo seu povo sem
direito a contestacao. Enquanto que na democracia, encpontramos estados com
librerdade de expressão, o povo tem direito de escolher os seus governantes.
Caso do nosso pais Mocambique.
Fim da republica
Maquiavel, a republica e o desejo de liberdade:
A prnicipal
hipotise deste trabalho e de que a funcao que Maquiavel atribui ao povo,
o gurdiao da liberdade, exige para seu cumprimento a participacao activa dos
cidadãos nos afazeres cívicos, isto e, a sua inscrissao no espaço como agente
politico. Alguns hermementos de Maquiavel postulam a necessidade de se
dersfazer o mito de maquiavelismo o príncipe na linguagem comum chama-se
pejorativamente maquiavelista maquiavélica uma pessoa sem escrúpulos ,
traiçoeira, astuciosa, a qual para
alcançar os seus fins , usa todos os meios possíveis ao seua alcance incluindo
a má fé.
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